Retornar à Jornada do Câncer
English
Diário do ano passado

Diário Médico 2001
O Sexto Ano com Câncer

outubro

2ª-feira, 2 de outubro Consulta com dr. Sharma  Esta é a anotação mais difícil que já fiz neste diário porque a notícia é o pior possível: o câncer está crescendo outra vez.  Tem metástese na região entre o pulmonões, e, aparentemente, no sistema limfático.  Dr. Sharma não recomenda mais tratamento, pois acha que no estado dela a quimioterapia seria pior do que a própria doença.  Ele aconselha aproveitar o máxima o tempo que resta, e concentrar os esforços médicos em afastar a dor que e fazer com que ela fique tão comfortável possível.  Também, ele nos indicou o "hospice" (enfemeiras especializadas em cuidados para o fim da vida).  Tudo foi muito duro para Neila.

Faz muito tempo que sabíamos que esse dia viria, mas esse conhecimento não atenuou o impacto emocional que estamos sentindo.  Eu não consigo escrever mais agora.  
2ª-feira, 2 de outubro Consulta com dr. Kramptiz  dr. Kramptiz é o neurologista com quem já consultamos.  A pesar da prognose pessimista, dr. Sharma, achou que um neurologist, talvez, tivesse algo a contribuir, dado que muitos simtomas são sequelas da radiação à cabeça que fez.  Não tinha, mas indicou um tal de Dr. Virginia Stark-Vance, uma "neurologist-oncologist," na esperança que esta tivesse alguma coisa--mas não tinha.  Também, com o intuito de não deixar nenhuma possibilidade sem examinar, pediu uma resonancia do pescoço -- uma região que até agora faltou nas inúmeras imagens que Neila já fez.  
domingo, 28 de outubro Crise  Neila não acordou bem hoje..  Tinha dificuldade em falar e comer, e foi piorando durante o dia.  Já no final da tarde (±16:00) quando ela quase não conseguia falar ou comer, e as mãos e pés estavam enchados, chamei a enfemeira do hospício.  Ela veio, examinou a Neila e fez muitas perguntas.  Disse, então, que é o começo da fase final da doença: o corpo da Neila está fechando suas funções vitas.  A enfemeira também disse que nós na família devemos prestar atenção se ela pára de comer, ou bebe com dificuldade, se tem respiração forçada, ou se aparece um "barulho" na garganta.  Tem protocolos para cada uma dessas fases que ajudam o paciente ficar mais comfortável, de modo que devemos chamar o hospício imediatemente.

Depois da última consulta com Dr. Sharma em Oct 2, cheguei à conclusão de que é o momento de fechar este diário da luta da Neila com o câncer.   Foi uma luta bem travada, mas agora acabou e outra história toma forma: a da passagem desta vida da pessoa amada.  Para você que lê isto, espero que comprehenda minha relutância em entrar nesse caminho--afinal, podia ser entendido como uma rendição e já vimos previsões do fim precipitadas--mas já não é possível ignorar a convergência de opiniões médicas e a multiplicação de problemas de saúde.  Se não agirmos com base nessas indicações, perderemos a paz na passagem da Neila deste mundo e a serenidade das nossas memórias.  

janeirofevereiromarço,  abrilmaio, junho, julhoaogostosetembro, outubro.