8 de dezembro, Levaram sua roupo  December  21 de dezembro, Mandei nosso cartão de natal  
  18 de dezembro, 2001
  Dou a palavra para outra pessoa, a Maricelma, que era filha de nossa empregada quando morávamos em Campinas. Quando soube que você não estava mais conosco, escreveu esta linda carta a Claudia:

"Somente agora dias e dias após a perda da Neila que me sinto suficientemente capaz de retornar sua mensagem Cláudia... Não sei exatamente o que eu esperava, mas com toda a certeza não era que ela se fosse tão cedo.

"Desde que recebi seu e-mail tenho me sentido estranha e me recriminando muito pois sempre tive uma vontade enorme de tornar a falar com ela e de alguma maneira agradecer e dizer a ela o quão especial ela foi na minha vida!! Eu tinha inumeras coisas a contar para ela e agora não terei mais esta chance !!

"Tenho pensado muito nela e me perguntado porque adiei tantas e tantas vezes entrar em contato com ela...ainda não achei a resposta! Mas sempre temos a sensação de que as pessoas estarão eternamente aguardando por nós e nem sempre é assim. não é mesmo?? E continuamos a levar nossa vida fazendo coisas que achamos indispensáveis no momento, coisas que na realidade poderiam esperar pois são coisas terrenas... talvez isto seja uma coisas com a qual não vou saber lidar, saber que ela se foi e que eu pensei que tinha coisas mais importantes a fazer do que dizer a ela..."MUITO OBRIGADO NEILA, MUITO OBRIGADO POR TER ME AJUDADO A SER A PESSOA QUE SOU HOJE"

"Mas penso também de que o que sinto não deve permanecer comigo, então gostaria de dividir com você e com sua família..ok? Claro que para isto terei que expor meus mais intimos sentimentos e nem sempre isto é muito fácil, mas acredito que vcs devam saber que tipo de influencia ela teve sobre mim!

"Acho que talvez vocês se lembrem um pouco de minha história mas não sobre o que verdadeiramente eu vivi todo minha vida..pois bem...bem como filha de mãe solteira fui muito discriminada mesmo por meus familiares, sempre me trataram como se eu nunca pudesse ser normal, sempre me lembravam de minha condição e me tratavam de maneira preconceituosa e acabei acreditando que sempre seria assim..então minha mãe ficou doente e por forças das circunstâncias viemos morar em campinas e ela passou a trabalhar em casas de familia até que um dia foi trabalhar para vcs....e pela primeira vez pessoas que eu nunca vi antes em minha vida me trataram bem, sabendo minha origem e mesmo assim me trataram bem...mas ela..wow...ela passou a exercer uma influência muito grande em mim...eu admirava sua personalidade, adorava a pessoa forte que ela sempre se mostrou ser..mas principalmente a maneira como ela sempre foi direta em se expressar..mesmo quando ela se zangava e me incluia nos seus "sermões"..eu me sentia realmente respeitada de alguma forma..parece estranho dizer mas adorava isto..ela não me discriminava nem mesmo quando repreendia vcs e me incluia no "sermão"...Eu a admirava de muitas formas, mas principalmente como mulher, achava incrível como lidava com a casa, filhos e marido. Nem sempre ela agradava nas sua decisões , mas nem por isto deixava de ser atenciosa. Ela foi a imagem feminina em que me espelhei, e acho que posso dizer que tenho muito dela no que sou hoje. Se hoje sou uma pessoa forte, determinada e que se respeita muito, devo isto a ela, que sempre me tratou de maneira igual, nunca me fazendo sentir inferior, foi ela que me ensinou que sou antes de tudo um ser humano com direitos e deveres iguais a de todo mundo. Existem fatos na minha memória que nunca poderei descrever em detalhes, mas a cada vez que me recordo me fortalece, me inspira a ser melhor, me faz ver e lembrar que como filhos de um mesmo Deus devemos respeitar e amar a todos da mesma forma. Sei que parece repetitivo, mas tudo isto devo a ela e este sentimento de amor e gratidão que sinto por ela sempre ocupará uma grande parte do meu coração. Claudia, Raquel e Chris e Kendall, sempre adorei voces e tenho lindas lembranças tambem. Com voces vivi uma parte muito especial de minha vida uma parte determinante na minha formação, hoje posso dizer isto a vocês e a Neila uma dia terei a oportunidade que deixei passar agora..Olharei para ela e direi.."OBRIGADO, MUITO OBRIGADO..TIVE UMA BOA VIDA E FUI UMA BOA PESSOA, FUI FELIZ E FIZ OUTRAS PESSOAS FELIZES, TENTEI PASSAR O QUE VOCÊ TALVEZ DE UMA MANEIRA INCONSCIENTE ME PASSOU..RESPEITO E AMOR AO PRÓXIMO...AMAR, MAS SEM QUE ISTO IMPLICA-SE EM CONCORDAR SEMPRE, AMAR E CRITICAR QUANDO NECESSÁRIO, RESPEITAR MAS SEMPRE PROCURAR FAZER COM QUE OS OUTROS PROCURASSEM O MELHOR DE SI..ENTÃO NEILA...OBRIGADO, MAIS UMA VEZ..MUITO OBRIGADA!!!!!

  English